Língua estrangeira - iniciação - francês

Formação Modular

Língua estrangeira - iniciação - francês

  50h
Objetivos
Ler e compreender textos breves, escrever e verbalizar frases simples, em língua francesa.
Outras condições de acesso
Ativos/as empregados/as e desempregados/as, maiores de 18 anos, com escolaridade igual ou superior ao 9º ano.

As inscrições estarão sujeitas a processo de seleção, de acordo com os critérios definidos pelos programas de financiamento da formação profissional e/ou outra legislação em vigor - para mais informações contacte os nossos serviços.

Conteúdos programáticos
•Competências de interpretação
•Ouvir/Ver
•Compreensão de textos simples, breves e claros relacionados com aspetos da vida quotidiana e/ou com as áreas de interesse dos adultos
•Compreensão das ideias gerais de um texto em língua corrente sobre aspetos relativos aos tempos livres, bem como a temas atuais e assuntos do interesse pessoal e/ou profissional dos adultos, quando o discurso é claro, pausado e adequado ao seu nível linguístico
•Compreensão do conteúdo informativo simples de material audiovisual (entrevista, conversa telefónica, conversa informal entre pares, outros)

•Ler
•Compreensão de textos curtos e simples sobre assuntos do quotidiano, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
•Detecção de informação previsível concreta em textos simples de uso comum (conversa telefónica, entrevista, outros)
•Compreensão de textos simples em língua corrente sobre assuntos do quotidiano e relacionados com as áreas de formação e/ou atividade profissional dos adultos
•Percepção de acontecimentos relatados, assim como sentimentos e desejos expressos
•Comunicação em situações do quotidiano implicando troca de informação simples e direta sobre assuntos e atividades correntes, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
•Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos
•Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade


•Competências de produção
•Falar/Escrever
•Uso de frases simples e curtas para falar da família, dos outros e do seu percurso pessoal, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
•Produção, simples e breve mas articulada, de enunciados para narrar, descrever, expor informações e pontos de vista
•Comunicação em situações do quotidiano que exigem apenas troca de informação simples e direta sobre assunto e atividades correntes
•Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos
•Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade
•Escrita de textos curtos e simples relacionados com aspetos da vida quotidiana
•Escrita de textos simples e estruturados sobre assuntos conhecidos e do seu interesse
•Intervir tendo em conta que os percursos individuais são afetados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível da cultura, da língua e da comunicação
•Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação
•Formular opiniões críticas mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais
•Identificar os principais fatores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação



Destinatários
PERFIL DE ENTRADA:

Idade: Igual ou superior a 18 anos.

Habilitação escolar: Deverão ser selecionados/as para a frequência da ação de formação candidatos/as com escolaridade igual ou superior ao 9º ano.

Candidatos/as com escolaridade inferior ao 9º ano não são elegíveis para a frequência de UFCD de nível 4, não existindo qualquer regime de excecionalidade previsto na legislação em vigor.

Situação face ao emprego: Ativos/as empregados/as e desempregados/as.

- Exceção: sempre que a ação de formação se realize ao abrigo da medida VIDA ATIVA, os/as candidatos/as selecionados/as devem obrigatoriamente ser todos/as desempregados/as e comprovar que se encontram inscritos/as nos Serviços de Emprego.
- Os/as reformados/as por idade ou anos de serviço, não são elegíveis para efeitos de frequência de formação, podendo, em situações justificadas e em que haja um retorno à vida ativa, frequentar formação, sem beneficiarem de apoios.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

- Os definidos no perfil de entrada.
- Situações específicas: As ações de formação poderão estar sujeitas a outros critérios de seleção, definidos pelos programas de financiamento da formação profissional e/ou outra legislação em vigor – deverão ser consultadas as orientações específicas

METODOLOGIA DE SELEÇÃO:

Análise da ficha de inscrição; análise curricular; realização de entrevista, aplicação de questionário, prova de conhecimentos, ou outra (quando aplicável), para aferir do domínio de conhecimentos, das necessidades de formação e da motivação para a frequência da ação de formação, tendo em conta os critérios de seleção definidos.

INSTRUMENTOS DE SELEÇÃO:

Grelha de análise da ficha de inscrição; relatório de análise curricular; guião de entrevista; questionário; prova de conhecimentos (quando aplicável).

PARA MAIS INFORMAÇÕES, CONSULTAR O GUIA DE ORIENTAÇÕES – PROCESSO DE SELEÇÃO DE FORMANDOS/AS.

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Carga horária 50 horas

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UFCD CLC_LEI_2