Laboratório de competências sociais
50h
Objetivos
•Identificar as competências sociais do/a Técnico/a de Apoio Psicossocial.•Reconhecer a importância do desenvolvimento social deste profissional.
•Reconhecer a relação entre sentimentos e emoções.
•Aplicar técnicas de comunicação na intervenção social.
Outras condições de acesso
Ativos/as empregados/as e desempregados/as, maiores de 18 anos, com escolaridade igual ou superior ao 9º ano.As inscrições estarão sujeitas a processo de seleção, de acordo com os critérios definidos pelos programas de financiamento da formação profissional e/ou outra legislação em vigor - para mais informações contacte os nossos serviços.
Conteúdos programáticos
•Autoconhecimento e representação social•Autoconhecimento e as relações com os outros
•Conhecer os outros
•Dinâmicas de grupo
•Autoestima e eficácia pessoal em contexto social
•Eu e os outros
•Perceção e conhecimento interpessoal
•Técnicas de dinâmicas de grupo
•Comunicação
•Comunicação na intervenção
•Tipos de comunicação - oral, escrita e assertiva
•Técnicas de dinâmicas de grupo
•Literacia emociona
l•Distinção entre sentimentos/emoções
•Identificar sentimentos nos outros
•Sentimentos/comportamentos
•Técnicas de dinâmicas de grupo
•Resolução de problemas
•Metodologias de resolução de Problemas Interpessoais
•Técnicas de dinâmicas de grupo
•Rede Social e conhecimento dos outros
•A rede social como suporte ao relacionamento interpessoal
•Técnicas de dinâmicas de grupo
•Gestão de conflitos
•Relações interpessoais e o conflito
•Diferentes tipos de conflitos
•Fontes e rastilhos de conflito
•Conflito enquanto processo
•Estilos pessoais de gestão de conflito
•Conflito como oportunidade
•Estratégias e técnicas para potenciar uma atitude cooperativa nos outros
•Técnicas de dinâmicas de grupo
Destinatários
PERFIL DE ENTRADA: Idade: Igual ou superior a 18 anos.
Habilitação escolar: Deverão ser selecionados/as para a frequência da ação de formação candidatos/as com escolaridade igual ou superior ao 9º ano.
Candidatos/as com escolaridade inferior ao 9º ano não são elegíveis para a frequência de UFCD de nível 4, não existindo qualquer regime de excecionalidade previsto na legislação em vigor.
Situação face ao emprego: Ativos/as empregados/as e desempregados/as.
- Exceção: sempre que a ação de formação se realize ao abrigo da medida VIDA ATIVA, os/as candidatos/as selecionados/as devem obrigatoriamente ser todos/as desempregados/as e comprovar que se encontram inscritos/as nos Serviços de Emprego.
- Os/as reformados/as por idade ou anos de serviço, não são elegíveis para efeitos de frequência de formação, podendo, em situações justificadas e em que haja um retorno à vida ativa, frequentar formação, sem beneficiarem de apoios.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
- Os definidos no perfil de entrada.
- Situações específicas: As ações de formação poderão estar sujeitas a outros critérios de seleção, definidos pelos programas de financiamento da formação profissional e/ou outra legislação em vigor – deverão ser consultadas as orientações específicas
METODOLOGIA DE SELEÇÃO:
Análise da ficha de inscrição; análise curricular; realização de entrevista, aplicação de questionário, prova de conhecimentos, ou outra (quando aplicável), para aferir do domínio de conhecimentos, das necessidades de formação e da motivação para a frequência da ação de formação, tendo em conta os critérios de seleção definidos.
INSTRUMENTOS DE SELEÇÃO:
Grelha de análise da ficha de inscrição; relatório de análise curricular; guião de entrevista; questionário; prova de conhecimentos (quando aplicável).
PARA MAIS INFORMAÇÕES, CONSULTAR O GUIA DE ORIENTAÇÕES – PROCESSO DE SELEÇÃO DE FORMANDOS/AS.